FUTSAL “ORDEM E O SONHO”

CAPA FUTSAL 19-06-2015

FUTSAL

O Ordem despediu-se desta época com uma derrota em Coimbra perante o Gualtar, num jogo em que estava em discussão o segundo lugar desta fase de subida, que até poderá ainda dar o acesso ao escalão maior do futsal Nacional. Nesta fase de subida o Desportivo da Ordem garantiu a terceira posição, um feito histórico para a associação da Ordem que na sua história no futsal este é o maior feito até hoje alcançado.

Abordando um pouco a época e analisando superficialmente o percurso do Desportivo da Ordem, na II Divisão serie B que foi vencedor e que valeu a disputa para a subida ao escalão máximo do futsal português.

O Ordem era um dos estreantes na segunda divisão, depois de um crescimento nos últimos dois anos absolutamente fantástico com a equipa a atingir níveis muito elevados, onde a superação de recordes foi uma constante. Esta participação histórica na II Divisão, inicialmente poucos seriam os que acreditavam em tal feito, onde a manutenção era o objetivo, mas a equipa mostrou argumentos fortes e capazes que foi superando o que lhe valeu ser das surpresas ou não, tornando-se vencedor da serie B com muito mérito e destacado perante uma oposição que desvalorizou um pouco os estreantes que vieram a mostrar-se serem os mais capazes.

O Desportivo da Ordem com um plantel base da última época onde a entrada de alguns reforços para tornar o plantel mais coeso e equilibrado, com a raiz base a ser a chave do sucesso, onde a experiência e a juventude fizeram um parelha perfeita e todos se tornaram fundamentais para o alcançar de tal feito, sempre suportado pela união e espírito de equipa que muitas das vezes ganharam jogos e que passava para o exterior. A equipa técnica chefiada por Arnaldo Coelho que tem muita culpa pelo sucesso desta equipa, da forma que consegue transmitir coragem e manter a motivação em todo o grupo, na competente técnica mérito por também ele se adaptar e evoluir nesta fase do Desportivo da Ordem, nunca alterando a sua estratégia em função do adversário, primando pela filosofia de jogo da sua equipa. Arnaldo Coelho um emotivo que transmite tranquilidade e confiança uma aposta certamente para manter.

O futsal da Ordem nem sempre foi o mais brilhante e exuberante em todos os jogos, onde a adaptação ás diferentes fase do jogo foram sem dúvida a maior aprendizagem, assim como alguns valores individuais onde de destaca o guardião Fábio, que mostrou ser peça fundamental do sucesso, com exibições assombrosas que deram muitos pontos e rumores correm que sairá na próxima época para entrar na elite do futsal nacional. Sem dúvida um dos possíveis selecionados para a Seleção Nacional de futsal nos próximos anos. O Ordem tem outros excelente executantes, onde André fez uma época brilhante alimentada por golos sendo o marcador de serviço da equipa, a sua técnica e irreverência valeram muitas reviravoltas no marcador, apoiado e muito por Pedro o capitão que sempre soube que era peça fundamental da equipa, a sua qualidade aliada á liderança fizeram ao longo dos anos sucesso que hoje se revela no final da sua carreira. Também de destacar Careca e Rafa Afonso que no sector defensivo foram bastante compactos e principalmente souberam que os dois eram muito importante para a equipa em conjunto. Mário foi também decisivo em alguns momentos, o pivô soube mostrar que tem lugar no plantel ele que foi formado na casa e passou com distinção relevante nesta segunda época de sénior. Panado que entrou esta época vindo do Meinedo mostrou adaptação apesar de uma época pouco produtiva em golos mas trouxe consistência e acima de tudo adaptou-se bem às novas andanças, no futuro será a maior referencia da Ordem, assim como Rocha que a sua imprevisibilidade aliada ao sacrifico da equipa, sempre que chamado correspondeu e bem aos desafios do jogo, tendo como maior virtude conseguir transformar e revigorar o jogo. O plantel da Ordem é muito forte no seu todo sendo o todo que tem vindo a fazer a diferença ao longos destas ultimas temporadas históricas do clube.

O Desportivo da Ordem fecha assim uma época histórica que quase se transformou num sonho épico. Este crescimento ao longo dos anos vem sendo trabalhada pelo presidente Jorge Furtado e a sua estrutura que ao longo dos anos tem vindo potenciado o futsal na Ordem apesar das dificuldades e principalmente as deficiências do pavilhão sendo considerado um dos que oferece menos condições para a pratica da modalidade e do próprio conforto dos adeptos e inclusive dos visitantes de outros concelhos e distritos a Lousada que certamente levam uma imagem pálida das instalações e infra-estruturas desportivas.  . A continuidade de Jorge Furtado é algo que ainda não é certa uma vez que em declarações no início época à Bancada Lousadense referiu que esta seria a época de despedida, mas pelas novas indicações que a BL investigou certamente irá candidatar-se a mais um mandato.

O Ordem poderá fazer um balanço muito positivo da época conseguindo com um feito histórico para a associação e para o concelho de Lousada. BL (16 junho 2015)